BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

|-----------------------[Inovação Tecnológica]-----------------------|

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

[CURIOSIDADES] Como funcionam os buracos negros

Introdução

Você já pode ter visto algum programa de astronomia na televisao ou lido algum artigo de revista falando sobre buracos negros. A compreensão moderna do buraco negro é baseada na Teoria Geral da Relatividade (1915) de Einstein e mexe com a imaginação de muitas pessoas.

Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute (artista J. Gitlin) Concepção artística da área próxima a um buraco negro no centro da galáxia NGC 4261

O que são os buracos negros? Eles realmente existem? Como podemos encontrá-los? Neste artigo, examinaremos os buracos negros e as respostas para todas essas perguntas.

Se você leu Como funcionam as estrelas, deve saber que uma estrela é um imenso e incrível reator de fusão. Pelo fato de as estrelas serem imensas e feitas de gás, existe um campo gravitacional intenso que tenta constantemente fazê-las entrar em colapso. As reações de fusão que ocorrem no núcleo são como uma gigantesca bomba de fusão que tenta explodir a estrela. O equilíbrio entre as forças gravitacionais e as forças explosivas define o tamanho da estrela. Quando a estrela morre, a fusão nuclear é interrompida, pois o combustível para essas reações é consumido. Ao mesmo tempo, a gravidade da estrela atrai a matéria para o interior e comprime o núcleo. À medida que o núcleo é comprimido, este se aquece e cria uma explosão, arremessando para o espaço a matéria e a radiação. O que fica é o núcleo altamente comprimido e extremamente maciço. A gravidade do núcleo é tão forte que nem a luz consegue escapar.

Esse objeto literalmente desaparece da visão. Como a gravidade do núcleo é muito intensa, ele se afunda na estrutura do espaço-tempo, criando nele um buraco. Esse objeto é chamado de buraco negro.

Imagem cedida pela NASA Concepção artística de um buraco negro: as setas mostram o trajeto dos objetos para dentro e ao redor da abertura do buraco negro

O núcleo se transforma na parte central do buraco negro, chamada de singularidade gravitacional. A abertura do buraco é chamada de horizonte de eventos.

Você pode pensar no horizonte de eventos como a abertura do buraco negro. Assim que alguma coisa passa por ele, desaparece para sempre. Uma vez dentro do horizonte de eventos, todos os "eventos" (pontos no espaço-tempo) param e nada, nem mesmo a luz, pode escapar. O raio do horizonte de eventos é chamado de raio de Schwarzschild, assim chamado em homenagem ao astrônomo Karl Schwarzschild, cujo trabalho levou à teoria dos buracos negros.

Como detectamos os buracos negros?

Embora não possamos ver os buracos negros, podemos detectar ou adivinhar a presença de um, medindo seus efeitos sobre os objetos ao seu redor. Alguns destes efeitos são:
  • estimativas da massa dos objetos orbitando um buraco negro ou indo em espiral para dentro do núcleo
  • efeitos de lente gravitacional
  • radiação emitida
Massa Muitos buracos negros têm objetos em torno deles e, observando o comportamento destes objetos, podemos detectar a presença de um buraco negro. Usamos as medidas do movimento dos objetos ao redor de um suposto buraco negro para calcular sua massa.

O que se procura é uma estrela ou disco de gás que se comporte como se estivesse próximo de uma grande massa. Se uma estrela ou disco de gás visível tem um movimento "vibrante" ou rotatório sem uma razão visível e isso tem um efeito que parece ser causado por um objeto com uma massa maior do que três massas solares (grande demais para ser uma estrela de nêutrons), é possível que um buraco negro esteja causando o movimento. Avalia-se então a massa do buraco negro observando-se o efeito que ele exerce no objeto visível.

No centro da galáxia NGC 4261, por exemplo, há um disco marrom giratório, em forma de espiral. O disco tem o tamanho aproximado do nosso sistema solar, mas pesa 1,2 bilhões de vezes mais do que o sol. Uma massa tão imensa para um disco, poderia indicar que há um buraco negro no seu interior.

Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute Crédito: L. Ferrarese (Johns Hopkins University) e NASA Imagem do telescópio espacial Hubble do centro da galáxia NGC 4261

Lente gravitacional A teoria geral da relatividade de Einstein previu que a gravidade poderia curvar o espaço. Isso foi confirmado mais tarde durante um eclipse solar, quando a posição de uma estrela foi medida antes, durante e depois do eclipse. A posição da estrela mudou porque a luz proveniente dela foi curvada pela gravidade do sol. Portanto, um objeto com imensa gravidade como uma galáxia ou um buraco negro entre a Terra e um objeto distante, poderia curvar a luz proveniente do objeto distante para dentro de um foco, semelhante ao que faz uma lente. Esse efeito pode ser visto na imagem abaixo.

Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute Crédito: NASA e Dave Bennett (University of Notre Dame) Essas imagens mostram o brilho da galáxia MACHO-96-BL5, proveniente de telescópios instalados na terra (esquerda) e do telescópio espacial Hubble (direita)

Na imagem acima, o aumento do brilho da galáxia MACHO-96-BL5 aconteceu quando uma lente gravitacional passou entre ela e a Terra. Quando o telescópio espacial Hubble olhou para o objeto, viu duas imagens do objeto próximas entre si, o que indicou um efeito de lente gravitacional. O objeto que havia entre eles não foi visto. Portanto, concluiu-se que era um buraco negro passando entre a Terra e o objeto.

Radiação emitida Quando a matéria cai dentro de um buraco negro proveniente de uma estrela que o acompanha, ela se aquece em milhões de graus Kelvin e é acelerada. A matéria superaquecida emite raios-x, que podems ser detectados por telescópios orbitais, como o Chandra X-ray Observatory (em inglês).

Imagem cedida por CXC/S.Lee Representação gráfica de um buraco negro em um sistema binário, mostrando o disco de acreção em torno do buraco negro e a emissão de raios-x

A estrela Cygnus X-1 é uma fonte potente de raios-x, considerada uma boa candidata para buraco negro. Como na figura acima, os ventos estelares da estrela acompanhante HDE 226868, sopram matéria no disco de acreção ao redor do buraco negro. À medida que esse material cai dentro do buraco negro, emite raios-x, como observado nesta imagem:

Imagem cedida pela NASA/CXC Imagem de raios-x da Cygnus X-1, obtida pelo Chandra X-ray Observatory

Além dos raios-x, os buracos negros podem também ejetar matéria em alta velocidade para formar jatos. Muitas galáxias têm sido observadas com tais jatos. Atualmente, acredita-se que essas galáxias contêm buracos negros supermassivos (bilhões de massas solares) em seus núcleos, que produzem jatos e também fortes emissões de rádio. Um exemplo é a galáxia M87 mostrada abaixo.

Imagem cedida pela NASA Diagrama esquemático de um núcleo galáctico ativo com um buraco negro supermassivo em seu centro
Imagem cedida pela NASA/Space Telescope Science Institute Crédito: NRAO, NSF, Associate Universities, Inc., NASA, e John Biretta (STScI/Johns Hopkins University) As imagens à esquerda e abaixo são de um radiotelescópio terrestre mostrando o coração da galáxia M87. À direita, uma imagem visível proveniente do telescópio espacial Hubble. Observe o jato de matéria saindo da M87.

É importante lembrar que os buracos negros não são aspiradores de pó cósmicos, eles não consomem tudo. Embora não possamos vê-los, há evidências indiretas de que eles existem. Eles têm sido associados com viagens no tempo e buracos de minhoca (worm holes) e continuam sendo objetos fascinantes do universo.

[Frase Do Dia]

"Vivemos numa sociedade que nos leva a adotar conceitos - e nós não sabemos mais o que eles significam." Michelangelo Antonioni

[CURIOSIDADES] O que é a areia movediça?

A areia movediça é um fenômeno natural bem interessante: na verdade, ela é chão firme que se liquefez por uma supersaturação de água. O termo "movediça" se refere à facilidade com que a areia se move quando está nesse estado semilíquido.

É importante entender que a areia movediça não é um tipo diferente de solo, mas sim areia normal ou qualquer outro tipo de solo granulado. Trata-se de uma mistura pastosa de areia e água, em que a areia flutua na água. E pode acontecer em qualquer lugar sob as condições adequadas, de acordo com Denise Dumouchelle, geóloga do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (em inglês).

A areia movediça se forma quando a água em ascensão reduz o atrito entre as partículas de areia, fazendo que a areia fique "movediça"

Ela é criada quando a água satura uma área de areia solta e a agita. Então, como a água presa nessa porção de areia não consegue escapar, acaba criando um solo dissolvido que não consegue agüentar nenhum peso. Há duas maneiras pelas quais a areia pode ficar agitada o bastante para criar areia movediça:

  • fluxo de água subterrânea - a força da água em ascensão se opõe à força da gravidade, fazendo que os grãos de areia fiquem mais leves;
  • terremotos - a força criada pelo tremor no solo pode aumentar a pressão de lençóis freáticos próximos ao solo, liquefazendo a areia e os depósitos sedimentares. A superfície liquefeita perde sua força, fazendo com que construções ou outros objetos naquela superfície afundem ou desmoronem.

A vibração tende a aumentar a capacidade da areia se mover, tornando o que seria razoavelmente sólido em algo mole e móvel, de acordo com Larry Barron, do Centro de Pesquisas Geológicas New South Wales.

A união da vibração com a barreira de água reduz o atrito entre as partículas de areia a faz que essa areia se comporte como um líquido. Para entender a areia movediça, é necessário entender o processo de liquefação. Quando o solo se liquefaz, da mesma maneira que a areia movediça, ele perde força e se comporta como um líquido viscoso, de acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas de Utah (em inglês). A liquefação pode até fazer que prédios afundem durante terremotos.

Embora a areia movediça possa ocorrer em quase qualquer local que tenha água, há certos locais onde ela é mais comum, como:

  • margens de rios
  • praias
  • margens de lagos
  • perto de fontes subterrâneas
  • pântanos

Na próxima vez que estiver na praia, repare a diferença na areia conforme for andando em partes da praia com diferentes níveis de umidade. Se estiver na parte mais seca da praia, a areia o segura bem, pois o atrito entre as partículas de areia cria uma superfície estável.

Mas se você chegar mais perto da água, vai perceber que a areia levemente molhada fica ainda mais concentrada do que a areia seca. Isso ocorre porque uma quantidade moderada de água aumenta o atrito entre as partículas de areia. É por isso que você consegue construir castelos de areia.

Mas a areia da praia poderia se tornar areia movediça se uma quantidade suficiente de água fosse colocada sobre ela. Se uma quantidade excessiva de água passar pela areia, vai forçar as partículas de areia a se separarem, o que faz com que o solo fique solto e afunde qualquer tipo de massa que estiver sobre essa parte da areia. Na próxima seção, vamos ver o que fazer no caso de você ficar preso na areia movediça.

Assombrações

Assombrações

Assombrações é uma crônica de fenômenos paranormais da vida real contados extraordinariamente por seus próprios protagonistas. Esta série arrepiante de seis episódios narra algumas das histórias sobrenaturais mais chocantes dos Estados Unidos. Você irá testemunhar como a tragédia, o suicídio, e o assassinato afetam pessoas normais e comuns com situações aterrorizantes. Narrações na primeira pessoa esclarecem os mistérios e as causas de cada uma das histórias. No final de cada episódio, você irá perceber que a vida e a morte vão muito além da nossa imaginação. Tamanho: 140 MB Duração: 40 Min aprox. Host: Flyupload Idioma: Português Formato: RMVB A casa do Medo Maldição Negócio do outro mundo

Super dica: Baixe filmes do YouTube sem precisar instalar nada...

Até pouco tempo o jeito mais popular de se baixar os vídeos do youtube era instalar o firefox e o complemento videodownloader. Agora surgiu um site que resolve a questão sem ter que instalar nada no seu micro: Basta adicionar um beijo... Isto mesmo... Beijo em inglês é KISS, então faça o seguinte: Entre no site do youtube e busque o vídeo que você quer baixar. Na barra de endereços, você tem algo como: http://www.youtube.com/watch?v=fsdM2oMSUbM

Basta adicionar kiss antes de youtube.com... No exemplo acima fica assim: http://www.kissyoutube.com/watch?v=fsdM2oMSUbM

Pronto...Na página que se abre basta clicar no link em DOWNLOAD NOW e salvar o arquivo.

Obs: Os vídeos do youtube são no formato FLV. Para assistir depois de baixados, você precisa de um player de flv. Acesse o superdownloads ou baixaki e busque um gratuito que nestes sites tem várias opções.

Carro movido a água: será possível???

Infelizmente não tem em português... Este vídeo mostra uma reportagem onde um pesquisador na busca da cura do cancer por ondas de rádio, descobriu uma frequência que faz a água salgada pegar fogo. Com a descoberta torna possível usar este fogo para mover um motor (num futuro)...

Clique aqui para assistir o vídeo

Encontre qualquer telefone pelo mundo...

Curiosidade: "A história das listas telefônicas no Brasil faz parte, naturalmente da história da telefonia em nosso país. No dia 13 de outubro de 1880, constituiu-se nos Estados Unidos a Telephone Company of Brazil, instalada em janeiro de 1881 à Rua da Quitanda, com a finalidade de estabelecer um serviço telefônico completo no Brasil. Nesta mesma ocasião, a companhia publicou aquela que seria a primeira lista telefônica, cujo original está na Biblioteca Nacional e que o Museu das Telecomunicações tem microfilmada. Em 1883, ano que ficou pronta a primeira linha interurbana ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, o Rio já tinha 5.000 assinantes distribuídos em cinco estações. Com tal número de assinantes, uma lista telefônica bem feita, passava a ser essencial para o bom funcionamento do serviço telefônico, facilitando ao usuário encontrar o número de telefone de outros usuários. Naturalmente, com tal estabilidade, maior atenção foi dada pela operadora ao aperfeiçoamneto das listas para facilitar o tráfego eletrônico. O enriquecimento do conteúdo das mesmas, com a inclusão de anúncios, além de facilitar a consulta, fornece informações sobre os estabelecimentos, os produtos e os serviços oferecidos, proporcionando uma dimensão adicional à utilidade da lista."

Um site pequeno e prático onde você pode ter acesso ao auxílio a lista de qualquer lugar do Brasil e vários países pelo mundo. Acesse o site, escolha o local e encontre quem você procura. Este site é muito útil para você guardar nos seus favoritos, pois nunca se sabe quando precisa localizar alguém...

clique aqui para conhecer

Saiba como as coisas funcionam...

Carros, Ciência, Eletrônicos, Empresas e Finanças pessoais, Entretenimento, Esporte, Gente, Informática, Saúde, Sua casa, Viagem e muito mais... Escolha o tema ou faça uma busca e aprenda tudo sobre o que quiser... Acabe com a curiosidade e veja como as coisas funcionam... Depois de sanar sua curiosidade, você ainda pode aprender a fazer várias coisas legais (veja o link APRENDA A FAZER). Aproveite este site e passe horas e horas consultando e aprendendo...

Tem até a explicação de como funcionam os Transformers - do filme transformres. Entre tantas curiosidades disponíveis no site você encontra: Como funciona o Pan, Como funciona o aquecimento global, Como funciona o refino de petróleo, Como funciona a reprodução humana, Como funcionam os motores de carros, Como funciona o sistema imunológico, Como funciona a construção de uma casa, Como funcionam os aviões, Como funcionam as turbinas a gás, Como funciona a ressonância magnética, Como funciona a rede WiFi, Como funciona a Ethernet, Como funcionam os discos rígidos, Como funcionam as telas de cristal líquido

clique aqui para conhecer o site

Teste para papais, mães, avós, titios e afins...

Responda verdadeiro ou falso, anote em um papel e depois clique abaixo para ver o resultado:

Como você cria ou criaria uma criança???

  • Começar na infância a dar tudo que ele quiser: (V) (F)

  • Achar graça quando ele disser palavrões: (V) (F)

  • Não dar orientação religiosa nem moral: (V) (F)

  • Apanhar tudo o que ele deixar jogado pela casa: (V) (F)

  • Discutir frequentemente na frente dele: (V) (F)

  • Dar todo dinheiro que ele quiser: (V) (F)

  • Satisfazer todos seus desejos de comidas, bebidas, etc...: (V) (F)

  • Tomar partido dele contra professores, vizinhos, etc...: (V) (F)

  • Quando ele se meter em alguma encrenca, tirar o corpo fora dizendo que nunca conseguiu controlar esta criança: (V) (F)

clique aqui para ver o resultado

Tranforme sua Area De Trabalho.

Shock 4Way 3D vai transformar a sua área de trabalho e multiplicar as suas possibilidades ao usar o computador, deixando seu desktop com um visual diferente e bastante curioso. É uma ótima opção se você gosta de recursos adicionais e está sempre em busca de melhorias gráficas, como as do novo Windows Vista, funcionando como um ambiente adicional que inclui quatro desktops virtuais 3D ao espaço com o qual você já está acostumado. Além de ser uma ótima opção para incrementar a aparência do seu desktop, o programa pode ajudar o trabalho dos usuários que possuem telas muito pequenas, para que nunca mais tenham problemas com a falta de espaço e se confundam com vários programas abertos ao mesmo tempo. Você vai poder gerenciar as áreas de trabalho com uma facilidade incrível, precisando apenas abrir o painel 3D para escolher qual delas deseja usar ou mesmo clicar diretamente nos atalhos identificados com números, a partir do ícone do programa localizado na barra de sistema (ao lado do relógio do Windows). Lá você encontra também outras opções e configurações variadas, que incluem esconder os ícones, abrir o gerenciador de áreas de trabalho (que mostra todos os programas e janelas abertos em cada um dos desktops virtuais), atalhos, entre outros. Nossa Opinião Shock 4Way 3D adiciona um recurso realmente interessante à sua área de trabalho, funcionando com opções variadas e que, na maioria das vezes, funcionam corretamente. Entretanto, alguns erros eventuais podem ocorrer, o que demonstra uma certa falta de apuração nos detalhes por parte do desenvolvedor. A maioria dos erros acontece quando o programa é executado nos computadores mais antigos e que não possuem uma placa de vídeo mais potente. Por isso, dependendo da qualidade do seu hardware, o programa pode não funcionar satisfatoriamente, ficando muito lento ou demonstrando comportamentos inesperados, como mostrar várias telas brancas onde você deveria visualizar as janelas abertas em cada desktop. Devido a isso, apesar de ser composto de um arquivo de apenas 650 KB, o que acaba logo animando os usuários, o programa se mostra pouco acessível devido aos seus requerimentos mínimos elevados, resultantes de um modo de execução pesado e que requer recursos especiais. baixar Shock 4Way

F1 Challenge KRC 2007 ISO

CONFIGURAÇÃO MINIMA: Windows 98 / 2000 / Me / XP Procesor PIII 1 GHz, 256 MB RAM, karta grafiki 32 MB z obsługą DX 8.1

A imagem “http://www.3dnews.ru/documents/5571/f1_2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

INSTALANDO!!!! 1. Emule o arquivo F1 Challange2007 KRC.mds com o Daemon Tools 2. F1 Challange KRC 2007 setup 3. joque o Game

http://www.kartsportbern.ch/FOTOS/neeljanigp2b.JPG

Desliga Pc em 3 segundos

http://www.brasilmodchip.com.br/images/computador.jpg
Nome: Desliga Pc em 3 segundos Este pequeno programa faz você desligar seu PC em menos em 3 segundos...surprendente não??? Baixe agora e clique no "desligar.exe" que ele desligará de imediato. Programa usado para caso de urgência, caso esteja apressado ou precisando desligar o pc ligeiramente. Tamanho: 5 Kb Download: RapidShare

Exorcista O Início

TAMANHO:154Mb FORMATO:RMVB Dublado [Download]

Game Accelerator 6.30 (NOVO)

http://utilities.softlandmark.com/images/screenshots/18335.jpg
Nome: Game Accelerator 6.30 (NOVO) Ano de Lançamento: 2007 O Game Accelerator 6.30 é um programa desenvolvido para a avaliação dos componentes operando em seu PC e possa forneçer uma velocidade maior e mais estável para seus jogos. Melhora o desempenho dos jogos, eliminando os problemas de desempenho e estabilidade que fazem seus jogos funcionarem mais lentos do que o necessário. Este programa é uma obrigação para qualquer um que exigir atualmente o desempenho "excelente" quando está jogando! Tamanho: 3mb Formato: Rar Download: Link

Remova as senhas do Administrador do Windows

http://blogimg.com/docisin/windows_xp_logo.jpg
Nome: Active Password Changer Professional v3.0.0280 Fabricante: Active Password Recovery Software Estilo: Utilitário Sistema Operacional: Win XP/2000/2003/NT/VISTA Ano de Lançamento: 2007 O Active Password Changer Professional é uma solução DOS-baseada projetada para senhas locais restaurando do usuário caso que do administrador a senha é esquecida ou perdida. O software esquecido da recuperação da senha é útil se você perder a senha do administrador e não puder alcançar o sistema da operação. Tamanho: 1.45 MB Formato: Rar Download: Link

TEXT ALOUD

Fabricante: TEXT ALOUD Estilo: LEITOR DE ARQUIVOS Sistema Operacional: 98/XP/VISTA Ano de Lançamento: 2007 Tamanho: 45 megas Formato: Rar Facilidade de Uso: 10 Interface Gráfica: 10 Número de Mídias: 01 Idioma: Ingles Que tal fazer com que o seu micro leia textos para você? Essa é a proposta do TextAloud, um programinha que fica residente na bandeja do relógio do Windows e é ativado sempre que o usuário copia algum texto para o clipboard. ( essa opção pode ser desabilitada) Ele também permite converter o áudio para arquivos nos formatos WAV e MP3. Converta qualquer texto em palavras faladas. Lê Texto, Email, Páginas da web, e documentos, usando vozes a sua escolha. Conversão de texto para MP3 pode poupar sua leitura diária, basta baixar em seu MP3 player portátil. Escute email, notícia online, ou documentos importantes enquanto exercita-se ou trabalha. Suporta um total de 27 vozes e 7 linguagens 64MB de memória RAM, 10MB de espaço no HD, Placa de som. Espaço extra para a linguagem em portugues Brasil Ele Lê até arquivos em PDF... é perfeito... Vc baixa o E-book e nem precisa ler.. Purchase ($29.95) PARA FAZER FUNCIONAR A LINGUAGEM EM PT-BR Intale o programa, crackeie e depois instale a versão brasileira, vá em ( voice anda file options e use sapi5, e selecione scansoft) http://www.ndhost.xpgplus.com.br/upload/download.php?file=962747 http://www.megaupload.com/?d=HFVPSHR5

DameK UltraBlue 1.8 - Mudança Radical em Seu Desktop

O AplicativoDameK UltraBlue é uma completíssima mudança no seu Windows XP, que modifica muitos outros elementos além do estilo visual. O sistema ficará com um azul claro, muito elegante e confortável aos olhos. Já o Menu Iniciar ganha aspectos transparentes. O programa modifica ainda a barra do explorador (shellstyle.dll), além de aplicativos como Desktop Sidebar, Y'z Toolbar e Aqua Dock. Coloca ainda novas barras de ferramentas, já prevendo como será o novo Windows Longhorn.
  • Tam.: 5.9MB
  • Teste com Antivírus: Sim
  • Hospedagem: DepositFiles

Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider)

Especificações do arquivo: Quantidade de mídias: 2CD's Tamanho: 1,36GB Legenda: no tópico Idioma do áudio: inglês Qualidade: DVDRip Formato da tela: widescreen 16x9
Download via RapidShare:
CD1:
CD2:
Baixe a leganda em: http://www.legendas.tv.br/

OBS...

O Blog "PEIDOUACHOU" não hospeda nenhum arquivo, apenas indexa links disponíveis na própria internet o que livra os seus Administradores e Usuários de qualquer responsabilidade. Se algo contido no Blog é de sua Propriedade ou lhe causa Dano ou Prejuízo, entre em contato pelo e-mail peidouachou@hotmail.com que iremos retirar o conteúdo do Blog o mais rápido possível. O Blog também não visa lucro algum, ou seja não cobramos nada pelo material disponível no Blog, lembramos ainda que os links são apenas para divulgação , devendo assim o usuário manter os arquivos por no máximo 24 horas em seu computador e depois deverá ser deletado, para depois ser adquirido junto a lojas especializadas do ramo.